Atraia mais clientes com o inbound marketing

Atraia mais clientes com o inbound marketing

Essas dicas podem fazer você subir de patamar e aumentar a sua carteira de clientes de forma escalável. Confira!

Você utilizou tudo o que sabia sobre marketing e parece que estacionou ou não cresce o seu negócio como deveria?

Bom, então provavelmente você já tentou fazer parcerias com outras empresas, comparecer a eventos, atender melhor o seu cliente, fazer anúncios em redes sociais e investir em um bom site para mostrar o seu serviço/produto.

Todas essas ações de marketing que você colocou em prática no passado são válidas e… parabéns pela iniciativa. Há empreendedores que nem se quer entenderam que precisam estar presentes nas redes sociais.

O problema é que essas não são ações escaláveis!

Por nos preocupar com isso trouxemos aqui uma estratégia diferente e dicas que podem te ajudar a aumentar as suas vendas. Estratégia que o mercado já adota há anos, mas que não é tão popular ainda. Vamos juntos conhecer o inbound marketing?

Por que investir em inbound marketing?

O inbound surgiu em 2006 com a Hubspot e hoje em dia já está bem disseminado no mercado brasileiro. A estratégia se consiste basicamente em atrair o maior número de interessados no seu produto ou serviço, manter um relacionamento com ele ao ponto de se tornar uma venda.

No inbound marketing você atrai o maior número de interessados, conquista essas pessoas e realiza uma abordagem de venda somente quando estão prontas para serem abordadas.

Enquanto a pessoa não demonstra esse interesse, você vai coletando mais dados pessoais e avançando ela no funil de vendas.

Uma vez que um usuário do seu site ou um seguidor das redes sociais fornece os seus próprios dados, ele se torna um lead. Quanto mais leads atrairmos, mais chances temos de aumentar as nossas vendas!

Vê o segredo? É vender no momento certo, com o maior número de dados sobre essa pessoa.

Por onde começar?

Você precisa primeiro entender qual é o perfil do seu cliente. Afinal como pensa em atrair mais pessoas sem antes saber com quem se comunicar?

Saber as dores, os objetivos, os gostos pessoais e o background profissional do seu lead dará a você poder de comunicação. É falar a mesma língua, é oferecer um conteúdo interessante, é resolver os seus problemas.

No momento de decidir onde comprar ou contratar um serviço, o lead irá procurar primeiro aquele negócio que lhe ajudou, que falou a mesma língua que a dele e que manteve um relacionamento sem pedir nada em troca antes.

No inbound marketing nós chamamos essa pessoa de persona!

Como tornar escalável?

Agora que você já sabe o conceito de inbound marketing e quem é a persona que você quer atrair, chegou a hora de captar esses leads e avançá-los pelo funil de vendas.

Nós queremos uma base de leads cheia, que seja ativa e que tenha potencial de conversão em uma venda.

Inflando a sua base

Você precisa ser criativo para atrair o maior número de leads para a sua base. As mídias mais utilizadas aqui são as redes sociais e o Google, mas a estratégia que você vai usar é que pode variar:

  • Produção de conteúdo rico;
  • Anúncios de promoções;
  • Publicações orgânicas;
  • Blog informativo;
  • Site bem posicionado no Google; etc.

Existe uma infinidade de ações para você atrair interessados no seu negócio!

Mantendo ela ativa

Uma vez que um lead deu e-mail, WhatsApp e outros dados… Calma!

A sua ansiedade para vender pode acabar queimando um possível cliente. Afinal você aprecia comerciais e empresas insistentes, que querem vender a qualquer custo?

Lembre-se que aqui é preciso criar um relacionamento e manter o cliente ativo, sem agredir.

Mantenha um contato constante, lance produtos e conteúdos novos e aprenda qual a melhor forma de avançá-lo no funil.

O inbound marketing já possui algumas técnicas avançadas para tornar esse processo mais escalável, como a automação de e-mail marketing.

Foque em vendas

De nada adianta você criar a sua persona, atraí-la e mantê-la ativa se ela não irá comprar.

Por isso gaste os seus recursos para abordar somente os leads que demonstram intenção de compra, adquira conhecimento em processos automatizados para comunicação em massa, pense em maneiras criativas de avançar os seus leads no funil e atraia mais leads.

Esse é o ciclo natural do inbound marketing e foi criado para isso: para dar mais eficiência ao seu processo de vendas.

E se eu precisar de ajuda?

Você provavelmente irá precisar!

Conte com uma boa ferramenta, busque conteúdos de qualidade para saber mais sobre o assunto e utilize a expertise de especialistas no setor.

Com esse texto esperamos ter esclarecido a importância do inbound marketing, como dar os primeiros passos, como continuar a sua jornada de aprendizado e onde buscar por ajuda.

Sinta-se convidado para compartilhar este texto com os seus colegas de profissão e nos marcar nas redes sociais para sabermos que este conteúdo foi válido pra você!

Publicado por Germano Ferreira

Editor-chefe

4 comentários em “Atraia mais clientes com o inbound marketing

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: