Falar espanhol pode ser o seu diferencial no processo seletivo

Falar espanhol pode ser o diferencial no processo seletivo

O mercado está em constante mudança e hoje em dia todos os seus concorrentes estão em uma universidade e falam inglês perfeitamente. Assustado? O inglês agora deixou de ser um diferencial e você precisa correr para continuar se especializando.

Nós, falantes do português, aprendemos a desdenhar o espanhol na escola e só praticamos a saudação aos nossos amigos castelhanos. Agora o mercado passou a exigir algo a mais além do inglês e ensino superior.

Saber falar mais do que “hola” tampouco chama atenção dos recrutadores e se você aproveitou as aulas de espanhol ou procurou praticar a língua por conta própria, já sai em vantagem com relação aos concorrentes.

Falar espanhol no mercado de trabalho

O espanhol é a segunda língua mais falada no mundo, segundo a Nationalencyklopedin (2010), ficando atrás apenas do mandarim (as fontes mais recentes não são confiáveis).

Tudo bem, o inglês é utilizado por mais pessoas como segunda língua, no entanto você não deve ser negligente ao ponto de focar apenas em uma língua.

Empresas nos países desenvolvidos já estão pedindo por candidatos que sabem falar espanhol, para atender América Latina e outros países que utilizam bastante o idioma, como Filipinas, Marrocos, França e o próprio Estados Unidos.

Programas de intercâmbio comuns para países hispanófonos exigem que você fale espanhol na entrevista de seleção. E se for necessário negociar com alguém que tenha o idioma como língua nativa, utilizá-lo para a conversa deixa o ambiente muito mais agradável e inspira empatia ao cliente.

5 dicas para facilitar a fixação do espanhol

1. Mergulhe no universo da hispanofonia

Computador, celular, tablet, aplicativos e toda tecnologia que você utiliza precisa estar falando espanhol com você, dessa forma você automaticamente começa a utilizar o idioma sem perceber.

Busque por essa opção nas configurações do seu dispositivo e comece a ler e escrever em espanhol.

2. Espanhol precisa estar inserido no seu hobbie

Séries em espanhol

A preferida da galera é La Casa De Papel!

Mas você pode buscar por outras no catálogo da Netflix, como: Narcos, Las Chicas del Cable Merlí.

Se você nunca assistiu entretenimento em outra língua a não ser inglês e português, tenha paciência!

Dê um tempo para se acostumar ao idioma e resista às legendas na nossa língua mãe. Lembre-se que você está estudando um idioma novo e assistir às séries com legendas em espanhol é essencial. Experimente!

Filmes em espanhol

Confere essas dicas e comenta aqui o que você achou de cada obra:

  • Toc Toc ;
  • Violeta foi para o céu ; e
  • Roma.

Viaje para países hispanófonos

Você vai se surpreender com o calor e a recepção latina. Experimente colocar no seu próximo roteiro de viagens os países próximos daqui e um curso de idiomas em alguma cidade maravilhosa.

Já se imaginou conhecendo Valparaíso, no Chile, ou Cartagena, na Colômbia?

Além de desenvolver o espanhol da melhor forma possível, você descobre pessoas e lugares incríveis e gasta pouquíssimo (um intercâmbio no Paraguai pode custar até R$800,00 com tudo incluso).

Também tem música boa em espanhol

Se você não gosta de Anitta, Mano Chao e Maluma (baby), existem músicas em outros estilos musicais que são muy ricas  também. Consuma Jorge Drexler, Cuarteto de Nos e Maná.

Cuarteto de Nos – Yá no sé que hacer conmigo

Baixa aquela “playlist  para aprender espanhol” e escute um pouco menos de inglês e português. Existe muita cultura a ser explorada na língua espanhola.

Outros conteúdos

Aproveita os podcasts para aprender espanhol e ler notícias sobre os países vizinhos. No pasa nada se informar un poquito.

Conheça também o canal da Driéli, no YouTube: Espanhol para Brasileiros.

3. Comece a falar espanhol

Existem muitas maneiras de você encontrar pessoas que falem o idioma, sem mesmo sair de casa. Pergunte para os seus conhecidos (pode ser no próprio LinkedIn) se eles não conhecem alguém que fale espanhol para você trocar uma ideia.

Dessa forma, além de escutar esse idioma maravilhoso e fazer networking, você aprimora a sua fala e passa do portunhol para o espanhol mais limpo e fluído.

4. Duolingo

Você pode estar farto de ouvir falar desse aplicativo, mas ele já foi a salvação para quem precisava começar qualquer idioma. Se você se dedicar, se policiar e fazer as atividades do Duolingo  todos os dias, estará aprimorando o seu vocabulário, a sua escrita e até mesmo a sua pronúncia.

Se você achar o método do aplicativo massante e repetitivo, experimente outros, como: Babbel, Wlingua Espanhol e o Memrise.

5. É difícil escapar dos cursinhos

Essa dica é para você que tem dificuldade de aprender sozinho e se dedicar a uma rotina criada por você mesmo. Não é a melhor maneira, nem a mais barata, mas é a maneira “preguiçosa” de aprender.

Preguiçosa porque você é obrigado a ser disciplinado, afinal o seu dinheiro está investido ali.

Além disso, nas escolas de idiomas você encontra professores apaixonados pelo o que fazem e capacitados que passaram mais de cinco anos estudando a língua. Você se depara com conteúdo testado e aprovado com seriedade, com conteúdo e material da melhor qualidade.

Escolas que foram formadas com anos de prática e muito investimento!

Mas atenha-se a um ensinamento: aprender o idioma só depende de ti. Por isso pesquise pela metodologia que mais se encaixa com você, compareça às aulas presencialmente e regularmente e realize as tarefas com empenho.

Próximo passo?

O próximo passo é agir! Você viu dicas preciosas de conteúdo cultural e como colocar o idioma no seu dia a dia. Sugestões que podem fazer a diferença no seu currículo. Então por que não colocar em prática?

Esperamos que este conteúdo faça você avançar na sua carreira, se capacitar e vencer os processos seletivos da vida. Quando conseguir, compartilha aqui nos comentários a sua vitória.

Sucesso na sua jornada!

Publicado por Germano Ferreira

Editor-chefe

3 comentários em “Falar espanhol pode ser o seu diferencial no processo seletivo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: