Marketing de conteúdo: saiba porque ter um blog corporativo

Marketing de conteúdo: saiba porque ter um blog corporativo

67% das empresas que trabalham, na sua maioria, com marketing, adota o marketing de conteúdo como estratégia

Marketing de conteúdo: saiba porque ter um blog corporativo
Photo by John Schnobrich on Unsplash

Foi o que disse a pesquisa da Rock Content: a Content Trends 2019. A pesquisa entrevistou 4700 empresas para questionar o momento que vive o Marketing de Conteúdo entre as estratégias de marketing do mercado.

Neste texto apontamos para a tendência do mercado em utilizar o inbound marketing como a principal arma de atração de clientes.

O comportamento das pessoas levou o mercado a entender que a propaganda na sua forma simples não atrai mais como antigamente e que é preciso “amaciar”, educar e atrair as leads aos poucos.

E a melhor forma para isso é gerar valor sem pedir nada em troca.

A empresa conversa, informa, educa e diverte o seu consumidor, se firma na mente dele para ser a sua principal opção na hora de escolher que produto comprar ou que serviço adquirir.

Quem não adota o marketing de conteúdo e por que?

Dos setores abordados, as empresas que fazem parte do mundo jurídico e de recrutamento profissional são as empresas que menos adotam a estratégia: 52% das empresas de cada setor.

A pesquisa apontou que 31% das empresas não utiliza a produção de conteúdo como estratégia de marketing porque a desconhece e 25% diz que não tem equipe disponível para aplicá-la.

Em compensação, 56% das empresas que responderam a pesquisa (aproximadamente 2600) pretende adotar a produção de conteúdo.

Ou seja, quem não trabalha com marketing de conteúdo, vai investir nessa tática logo logo (apenas 400 empresas entrevistadas não pretendem adotar o método, isto é, 9%).

Por onde começar?

33% das empresas trabalha com um time de 2 a 5 membros especializados para trabalhar com o planejamento, execução e revisão da produção de textos, vídeos e imagens.

20% conta com 1 pessoa no time e a minoria, ou não tem um time específico para isso ou trabalha com uma equipe formada por mais de 6 membros.

Dependendo da estrutura das empresas a produção de conteúdo pode ser mais elaborada e aprofundada. A Rock Content prova que as empresas não devem se prender a textos, blogs e mídias sociais. O marketing de conteúdo pode se aprofundar em vídeos, infográficos, e-books, podcasts, etc.

Agora, se você está começando a apostar nessa estratégia e ainda não possui estrutura para isso, considere começar com o básico, como um profissional freelancer ou na famigerada equipe-de-uma-pessoa-só.

A pesquisa também mostrou que 82% das empresas que trabalham com conteúdo exige certificação e treinamentos na área.

Afinal é preciso que o profissional entenda qual a melhor configuração para o seu blog: se a legibilidade está de acordo, se a gramática dos textos está correta, se o texto apresenta boas características de rankeamento para o Google. Conhecimento em funil de vendas e técnicas de SEO e copywriting que um simples redator não está acostumado a por em prática.

Como a marketingnolinkedin.com pode te ajudar

O canal produz conteúdos específicos para o LinkedIn… Começar pela rede social corporativa com a maior tendência a gerar negócios pode ser essencial a longo prazo. Entre em contato para saber mais!

Seja impactado por outros conteúdos como este e fique por dentro das tendências em marketing para a maior rede social corporativa do mundo, acompanhando a nossa página no LinkedIn aqui.

Esperamos que você tenha percebido a tendência do mercado, além de saber os motivos de adotar a produção de conteúdo como uma estratégia de crescimento das vendas e por onde começar a montar a sua estrutura (se com um time interno ou externo).

Publicado por Germano Ferreira

Editor-chefe

6 comentários em “Marketing de conteúdo: saiba porque ter um blog corporativo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: