Hábito 3: primeiro o mais importante

O terceiro hábito de Stephen R. Covey: primeiro o mais importante

Stephen R. Covey tem nos mostrado os hábitos necessários para se alcançar a independência pessoal e profissional. Dois deles nós já contamos nessa série dos 7 hábitos das pessoas altamente eficazes: a pro-atividadea objetividade.

Agora é o terceiro que lhe pegará desprevenide.

Quando você menos espera o autor te diz nas entrelinhas que você não é realmente independente.

O livro mostra que de nada adianta pro-atividade se você não sabe onde quer chegar, e de que nada adianta você ter iniciativa e um sonho e não caminhar na direção correta.

É disso que trata o terceiro hábito em 7 Hábitos Das Pessoas Altamente Eficazes. Acompanhe!

O hábito

Primeiramente, se você não exercita sua pro-atividade (primeiro hábito), dificilmente tomará decisões por si só.

Depois, se você não sabe exatamente onde quer chegar (segundo hábito), mal saberá para que realizar determinada atividade.

Por fim, se você não pratica diariamente a vontade (terceiro hábito) do que os seus princípios te dizem pra fazer, você está sendo dependente de algo não proveitoso.

Na maioria dos casos as desculpas para não realizar aquilo que te levará ao objetivo é o tempo. Portanto o autor divide nossas atividades diárias em quatro quadrantes. Vamos conhecê-los?

Os quatro quadrantes da nossa rotina

  1. Atividades urgentes e importantes;
  2. Atividades não urgentes e importantes;
  3. Atividades urgentes e não importantes; e
  4. Atividades não urgentes e não importantes.

Cada pessoa determina a quantidade de dedicação para um ou mais determinados quadrantes, como:

  • A pessoa que está sempre com os prazos de trabalhos escolares ou de projetos profissionais batendo na porta (1);
  • Aquele que dá atenção demasiada a telefones tocando, a intrigas internas na equipe, entre outras interrupções (3); ou como
  • A pessoa que passa tempo demais vendo séries e rolando a timeline do Facebook (4).

Sem saber que as atividades do segundo quadrante – como desenvolvimento de relacionamentos, planejamento semanal e identificação de novas oportunidades – é que são realmente eficazes e que vão lhe direcionar para o objetivo a ser buscado.

O que pode acontecer com pessoas que não direcionam o seu tempo para o quadrante 2 é sempre estar apagando incêndios e se estressando com atividades do quadrante 1.

Ou ainda, ter relacionamentos superficiais ou rompidos e uma reputação de camaleão como as pessoas que focam no quadrante 3. Ou então demonstrar completa irresponsabilidade e depender de outros para itens básicos como no quadrante 4.

Você pode evitar esses resultados, focando nas tarefas importantes e não urgentes, e ainda manter disciplina, equilíbrio, controle, visão e o gerenciamento de poucas crises.

Vamos deixar aqui um teste, relacionado a Tríade do Tempo para você ter uma ideia de como você divide o seu tempo. Entenda!

Primeiro o mais importante

Para resumir: você precisa identificar os seus papéis diários, como: “filho”, “gerente”, “amigo” e “voluntário”, por exemplo, e estabelecer metas de relacionamentos para a semana.

Se você colocar os seus compromissos diários numa perspectiva semanal, verá que sobra tempo para desenvolver práticas para alcançar as metas de relacionamento e focar em se aprimorar, ou qualquer outra atividade do quadrante 2.

Depois deste artigo, eu espero que você pare realmente pare pra pensar na organização da sua semana e nas metas para cada um dos seus papéis vitais. Lembre-se das suas resoluções de ano novo e deixe de protelar.

Como você olha para a sua rotina? Deixa aqui nos comentários qual dos quadrantes você coloca mais energia!

E não deixe de seguir o nosso blog para ser notificado do lançamento dos outros quatro textos que completarão a nossa série especial de Black November.

Publicado por Germano Ferreira

Editor-chefe

5 comentários em “Hábito 3: primeiro o mais importante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: