Hábito 4: pense ganha/ganha

Hábito 4: Pense ganha/ganha

Seguindo na série dos 7 hábitos para se tornar uma pessoa altamente eficaz, Stephen R. Covey começa a preparar o leitor, já independente devido aos primeiros três hábitos, para a eficácia nas relações humanas.

Afinal agora você já se tornou proativo, já sabe os objetivos em cada um dos seus papéis e tem em mente qual a sua prioridade na semana para alcançar esses objetivos.

A partir de agora, a proposta do autor com os próximos três hábitos é torná-lo interdependente.

Photo by Olga Guryanova on Unsplash
Photo by Olga Guryanova on Unsplash

O que é interdependência?

Antes de falarmos sobre o hábito 4, precisamos entender o que o conjunto desses próximos três hábitos desenvolverá em você.

Segundo o dicionário Michaelis, interdependente “diz-se de cada uma de duas ou mais coisas de dependência recíproca.

O autor do livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” traz este termo para as nossas vidas pessoal e profissional, traduzindo em um grupo de hábitos que ensina pessoas a tirar o máximo potencial de um time ou de um grupo social:

  • Pensar ganha/ganha;
  • Procurar primeiro compreender, depois ser compreendido; e
  • Criar sinergia.

Segundo Stphen R. Covey, assim que você prática e desenvolve cada um desses hábitos você se torna altamente eficaz.

Portanto, nesse nosso especial de Black November, vamos seguir compartilhando esses ensinamentos.

Sendo assim, conheça agora o que é o pensamento ganha/ganha e como fazer para praticar e desenvolver esse hábito. Descubra!

O hábito

Você provavelmente já passou por alguma negociação, seja ela na sua vida profissional ou na sua vida pessoal, aonde sentia que poderia ter sido um pouco mais firme para sair 100% satisfeito do acordo. O contrário também acontece.

O desgaste das negociações quando não se pensa na vitória de ambas as partes, resulta no desgaste da relação interpessoal entre essas duas pessoas.

E não estamos falando apenas de negociações comerciais, entre vendedor e comprador, mas também naquelas que envolvem familiares e amigos, como uma argumentação entre marido e mulher.

Na interação humana existem seis paradigmas necessários para analisar a eficácia das relações:

  • O “ganha/perde” pode ocorrer em algum sistema de meritocracia e competição no ambiente corporativo, onde um se sobressai aos outros e os outros perdem;
  • A atitude “perde/ganha” acontece quando desistimos dos nossos interesses e isso pode levar a frustração ou ao arrependimento quando outros conquistam a vitória sozinhos;
  • Perde/perde” é o pior de todos, afinal é esse o pensamento de prejudicar ao próximo sem pensar nas consequências para si, comportamento que leva ao descrédito e a angústia, demonstrando total falta de orientação; e
  • A filosofia “ganha“, é adotada por pessoas que só pensam em si. O resultado da negociação para a outra pessoa é irrelevante.

Já a que o autor considera substituta do pensamento “ganha/ganha” é o “ganha/ganha ou nada feito“, onde só interessa que ambas as partes saiam vitoriosas, senão não há negócio. Esses dois pensamentos fortalecem as relações, trazem credibilidade e paz.

“‘Ganha/ganha’ não é uma técnica de desenvolvimento da personalidade. Trata-se de um paradigma total de interação humana. Deriva de um caráter íntegro, da maturidade e da Mentalidade de Abundância.”

Stephen R. Covey

Pense ganha/ganha

Por fim, comece a prestar atenção em cada uma das negociações e veja qual das filosofias são adotadas nas respectivas interações. Qual é a sua atitude mais frequente? Ganha/perde?

Esperamos que este artigo tenha alcançado as suas expectativas e te orientado com relação ao resultado de negociações.

Estamos seguros que quando praticamos o quarto hábito, destes sete, entendemos que as relações interpessoais sairão fortalecidas. Invista na sua rede de contatos, tanto quanto na sua rede de apoio.

E siga acompanhando os nossos canais online para ficar ligado nos próximos artigos. Faltam apenas três hábitos para fecharmos 2020 com chave de ouro.

Aliás, você está sabendo das nossas promoções de Black November? Novembro está no fim e você ainda pode se cadastrar para ganhar um mês inteiro gratuito de produção de conteúdo ou consultoria em LinkedIn. Participe!

Publicado por Germano Ferreira

Editor-chefe

5 comentários em “Hábito 4: pense ganha/ganha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: