Hábito 6: crie sinergia

O penultimo hábito de Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes - Stephen R. Covey

O mais bonito dos hábitos!

O nosso editor-chefe, Germano Ferreira, experimentou o hábito 6 constantemente na ONG em que foi voluntário por quatro anos e irá relatar, assim como faz o autor de “Os 7 Hábitos Das Pessoas Altamente Eficazes“, que é incrível o que acontece com a sinergia.

O hábito

Uma das definições de “sinergia” de acordo com o dicionário Michaelis é: “cooperação entre grupos ou pessoas em benefício de um objetivo comum.”

Vou compartilhar duas das experiências que vivenciei a sinergia acontecendo da forma como o dicionário e como o próprio Stephen R. Covey definem o termo.

A primeira delas é a experiência que todos os AIESECers já vivenciaram pelo menos uma vez: o REPLAN. Confira a seguir!

Criando sinergia

Na AIESEC, ONG que desenvolve liderança, há uma conferência destinada ao replanejamento do ano onde todos os membros do comitê se reúnem para discutir ações a serem tomadas no decorrer do segundo semestre.

Geralmente a sinergia tem seu ápice em dois momentos da conferência:

  1. No instante em que todos os membros percebem a realidade em que o comitê se encontra (seja boa ou ruim) e o quanto amam fazer parte daquilo; e
  2. Num segundo momento, aonde todos se unem para criar um conjunto de ações que guiará e incentivará a todos a buscar os seus objetivos.

É incrível o que acontece nestes dois momentos: membros que estavam desanimados ou que não estavam tão conectados com a AIESEC, acabam por participar de um momento de criação, brainstorming e total sinergia do grupo.

Isso acontece porque o propósito é um dos valores mais trabalhados dentro da organização. Quando um indivíduo se sente parte de um bem maior e acredita que o objetivo só será alcançado trabalhando com aquele time, os resultados são impressionantes.

Todos se sentem extasiados nessa conferência, com vontade de gritar, porque estão fazendo parte daquele momento e aí precisam extravasar de alguma forma.

O que a ONG faz para canalizar toda essa energia é dançando coreografias específicas de cada comitê de filiais espalhadas pelo mundo, e aí acaba gerando mais sinergia ainda, porque todos estão extravasando aquela adrenalina em sincronia com o mundo todo, gerando um looping infinito de boas vibrações.

Criando ainda mais sinergia

Outra experiência que todo AIESECer deveria viver é se consagrar diretor de comitê, junto com outros colegas de voluntariado que o acompanham há um bom tempo na ONG e se tornaram diretores junto contigo.

Esse quadro de diretores vive a experiência de uma conferência nacional e aí é inexplicável o grau de intimidade que se cria participando das atividades em grupo.

Você e seus colegas de corpo executivo ganham uma identidade, se unem para superar os desafios que a experiência proporciona e sem perceber estão se tornando um só, trabalhando em prol de um único objetivo.

Para quem é tão cético quanto eu e não vivenciou um momento de sinergia em sua equipe, pode ser difícil de acreditar na sensação mágica que ela te proporciona.

Eu vivi a sinergia dessa ONG, do trabalho voluntário. Enquanto outras pessoas experimentaram também na família, no trabalho ou em alguma outra instituição.

É quando todos se unem para vencer um desafio ou buscar a solução para um impasse.

Seja o que for, a sinergia que será alcançada servirá para dar uma outra perspectiva a um time, a uma dupla, a um grupo de pessoas… e que levará esse time a solução de problemas.

Praticando o sexto hábito

Para alcançar este estado de sincronia o autor Stephen R. Covey traça algumas ações que talvez sejam necessárias:

  • Pense em uma pessoa que veja tipicamente as coisas de modo diferente de você. Pense em formas de usar essas diferenças como degraus para atingir soluções alternativas. Talvez você possa perguntar a opinião da pessoa sobre projetos ou problemas presentes, valorizando as opiniões diferentes que você vai escutar;
  • Faça uma lista das pessoas que o irritam. Elas representam diferentes visões, que poderiam levar à sinergia, se você tiver mais segurança interna e valorizar as diferenças?
  • Identifique uma situação na qual gostaria de ter mais trabalho em equipe e sinergia. Que condições seriam necessárias para haver sinergia? O que você pode fazer para criar essas condições?
  • Na próxima vez em que tiver um desentendimento ou confronto com alguém, tente entender as preocupações que existem por trás da posição da pessoa. Trate dessas preocupações com uma atitude criativa e mutuamente benéfica.

Depois de conhecer essas duas histórias e saber como colocar em prática a sinergia, nós do portal marketingnolinkedin.com, esperamos que você vivencie este hábito e complete o ciclo de aprendizado interdependente.

A união do sexto hábito, com o quinto e o quarto, faz de você uma pessoa que pensa no coletivo e que usa o time como uma fortaleça. Portanto se inspire!

Conta pra gente: você já vivenciou algo parecido com o que o nosso editor-chefe relatou? Deixa a sua história aqui nos comentários ou compartilhe no LinkedIn marcando a nossa company page, assim saberemos se o conteúdo foi positivo pra você.

Engaje e nos incentive a continuar produzindo conteúdo!

Publicado por Germano Ferreira

Editor-chefe

5 comentários em “Hábito 6: crie sinergia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: