Hábito 7: afine o instrumento

Hábito 7: afine o instrumento

Até aqui você já viu três hábitos que o tornam independente e outros três que te ajudam a ser interdependente.

Este é o último hábito de “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes“, de Stephen R. Covey, que fala sobre renovar as suas energias. Segundo o autor, você deve reservar tempo para a sua mente, o seu corpo, o seu social/emocional e o seu espiritual.

Vejamos o hábito que o tornará altamente eficaz e fechará esse ciclo de aprendizado!

O hábito

Primeiramente, a renovação mental vem com o estudo formal. Ou seja, com a leitura, com um curso preparatório, com o aprendizado de uma nova língua ou com a escrita de algum artigo.

Enquanto a renovação física vem com exercícios, alongamento e alimentação saudável.

Já as dimensões emocional e social estão correlacionadas por dependerem uma da outra, afinal as emoções são geradas através dos relacionamentos.

Para a renovação dessas duas dimensões você não necessariamente precisa dispor algum tempo da sua agenda, como as outras demandam. Assim sendo, você buscando o melhoramento de alguma determinada relação automaticamente está renovando o seu emocional.

Enfim o espiritual da pessoa depende de indivíduo para indivíduo, das suas crenças e valores, do seu próprio ego. Algumas pessoas buscam na reza e no culto a alguma divindade, outras buscam através da meditação.

Porém cuidado

O seu “instrumento” segue uma linha muito tênue entre a protelação e a renovação. Algumas pessoas confundem atividades do Quadrante I, como passar um tempo nas redes sociais ou assistir uma série, com atividades do Quadrante II, que são realmente eficazes e nada urgentes.

Photo by JESHOOTS.COM on Unsplash

Há atividades culturais que te trazem prazer e podem renovar a sua mente e o seu social/emocional muito mais do que rodando a timeline do Facebook.

Como por exemplo a visita a um museu, uma leitura interessante ou assistir a um jogo de futebol acompanhado no estádio.

Então vamos nos organizar? Comece refletindo sobre atividades que você possa encaixar na agenda, que lhe façam bem e que ao mesmo tempo lhe renove as energias.

Aplique o Hábito 3, siga à risca até se tornar um hábito e depois me conta os benefícios que você tirou dessa atividade.

Afine o instrumento

Antes de tudo, lá no começo dessa série especial, você aprendeu a se tornar uma pessoa mais independente! Ou seja, que tem autonomia para tomar decisões que façam sentido para si.

No hábito 1 você resolveu os problemas com o mundo e assumiu que o sucesso ou o fracasso dependem majoritariamente de você.

Depois de ter mudado a sua atitude você focou no que tem que ser feito e assume o compromisso com o seu destino. Ao começar com o objetivo em mente, você pratica o hábito 2 e o hábito 3.

Preparado para ser independente você percebeu que não alcançaria o sucesso sozinho. É preciso aprender a ser interdependente para prosperar, afinal são nas boas relações que se encontram as oportunidades.

Para início de conversa nesse segundo ciclo, você deve praticar a empatia e pensar em benefício do outro, além de si mesmo. Esse é o princípio do hábito 4: pensar ganha/ganha em toda relação.

No momento em que você pratica a empatia numa negociação pensando ganha/ganha, você já realiza metade do hábito 5, que é quando você oficializa a realização de um objetivo predeterminado: ser compreendido.

Ao se unir a outras pessoas e compartilhar objetivos e realizações você alcança o ápice do sucesso. Nada se compara a conquista de um grupo que interage bem e assim você passa a vivenciar e a exercitar o hábito 6.

O ciclo termina quando você decide passar por tudo novamente. A reciclagem de valores e novos aprendizados, que ensina o hábito 7, acompanham as pessoas altamente eficazes.

Os 7 hábitos altamente eficazes

Com isso chegamos ao final dessa série especial inspirada no livro de Stephen R. Covey!

Nós esperamos que tenha sido uma leitura proveitosa e que você tenha agarrado a ideia principal da obra: a busca por desenvolvimento pessoal.

Lembra de cada um dos 7 hábitos? Então interaja com este post!

Deixe nos comentários qual o hábito que você mais se identifica e qual você precisa trabalhar nos próximos meses.

E não se esqueça de compartilhar essa coleção de artigos com a sua rede de contatos e de nos acompanhar nas redes sociais para descobrir novos conteúdos de desenvolvimento pessoal e as novidades do mercado.

Publicado por Germano Ferreira

Editor-chefe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: