Dicas para uma reunião de negócios com paraguaios

Dicas de reunião de negócios com paraguaios

Você pode estar se perguntando o motivo da escolha do “costume paraguaio nos negócios” como assunto para falar sobre.

Nós visitamos Assunção e conhecemos um país totalmente diferente do esperado!

Boa parte dos brasileiros acha que Ciudad del Este é a cara do Paraguai quando se fala em business, quando na verdade o país pode oferecer muitas oportunidades além da fronteira.

Não há um interesse em conhecer o país adentro e a expectativa é encontrar um país pobre, dominado pelo contrabando, pela informalização do mercado e pela falsificação de marcas.

Portanto, a ideia por trás deste artigo é desmistificar o país vizinho, entender um pouco mais dos seus costumes e dar dicas sobre relações internacionais com paraguaios. Dessa forma, você estará preparado caso haja negociações futuras pela frente com empresas paraguaias.

O texto segue na mesma linha de outro em que compartilhamos dicas para uma reunião de negócios com mexicanos. Confira!

Por que fazer negócios com o Paraguai?

Primeiramente, é importante destaque que o Paraguai se destaca na América Latina como um dos países mais fáceis de se fazer negócios!

Segundo o The World Bank, o país possui a pontuação acima da média do continente (59,4 pontos contra 58,97). O levantamento ainda diz que os paraguaios já ultrapassaram os hermanos neste ranking, afinal a Argentina possui uma pontuação abaixo da média da região (58,8).

Dito isso, também podemos dizer que a capital é um dos exemplos de que o país movimenta-se para uma grande profissionalização do trabalho e para aumentar a burocracia e fiscalização do governo.

Enquanto a economia paraguaia foi a que mais cresceu na América Latina, em 2016, segundo o IMAEP e passou a atuar também no mercado industrial, não mais somente na agricultura.

O reflexo desse crescimento se vê nos avanços da infraestrutura da capital que podemos presenciar na nossa visita.

Por essas e outras, que você vai passar a escutar mais sobre o país e precisa estar preparado para começar a negociar com empresários paraguaios se quiser potencializar o comércio exterior da sua empresa.

Para nos ajudar com dicas de como se portar numa reunião de negócios com paraguaios, entrevistamos a Rommina, licenciada em Relações Internacionais pela Universidad de Integración de las Américas (UNIDA), de Assunção.

Veja como foi a entrevista a seguir!

Fazendo negócios com paraguaios

Vestimenta

Germano: Tem alguma vestimenta adequada para uma reunião de negócios?

Rommina: De regra não, mas é preferível o estilo clássico, um traje de duas peças para uma mulher, ou calças com uma camisa e salto alto. Não se leva muito a sério quem veste de maneira casual.

Abordagem

G: Qual é a melhor maneira de se abordar um paraguaio, online e presencialmente, em (ou para) um ambiente de negócios?

R: Online deve-se dizer o nome da pessoa, não o da empresa onde trabalha, e mencionar como obteve o contato – é muito desagradável deduzir que se tomaram dados de uma base onde alguém as deixou e que se utilizam para outros fins.

Pessoalmente, se possível, através de uma outra pessoa que já te conhece.

Durante uma pausa, se aproximando espontaneamente e cumprimentando, apresentando-se, aí podem passar duas coisas: ou o paraguaio cumprimenta e inicia a conversa ou é seco (isso não significa que não gostou de você, só que está no evento por obrigação ou não o interessa fazer contato).

G: Como o paraguaio prefere ser chamado? “Amigo”, “senhor”, pelo nome?

R: Se o contexto é negócios, melhor “senhor”, sem muita “encheção de linguiça”. Algumas pessoas mais velhas se ofendem se as tocar logo de cara, então se sabe o nome soa muito bem “senhor Fulano”. Jamais como “amigo”, fica meio avassalador.

G: O paraguaio gosta de ir direto ao ponto ou prefere conversar antes? Se prefere conversar antes, qual é o melhor assunto para isso?

R: Se o tema abordado o interessa, o paraguaio prefere conversar antes, geralmente caem bem assuntos sobre as coincidências nas redes sociais (não falo dos meios digitais, e sim das redes sociais tangíveis).

Amigo de Fulano, sócio de Beltrano, companheiro de Sicrano, trabalhou na tal empresa, estudou no mesmo lugar que eu e etc.

Fechando negócio

G: Como posso ganhar a atenção de um paraguaio?

R: Tendo senso de humor, sem chegar a ser desrespeitoso e demonstrando cultura geral, desde futebol até tendências em bolsa de valores.

G: Há alguma coisa que posso fazer para me destacar em uma negociação?

R: Visualmente, vestindo roupas protocolares corretamente, mas com um toque pessoal, um nó diferente de gravata, usar distintivos (acessórios).

Otimizando tempo: tratando de apontar poucas coisas, porém úteis (dados ou mencionar contatos).

Despedida

G: Ao fim da reunião, como me despeço? Os paraguaios gostam de ser convidados para fazer alguma coisa depois do encontro?

R: Com um aperto de mãos rígidos, ou seja, utilizando as duas mãos, passar a direita e cobrir com a esquerda. Demonstra confiança!

Apreciamos as atividades posteriores, uma comida em um espaço aberto e/ou com música. Pode-se desenrolar muitas coisas neste momento e ganhar a sua confiança.


E dessa forma que nos despedimos de você, caro leitor, esperando te ver em breve!

Com essa leitura você descobriu novos horizontes e de quebra escutou dicas de uma estudante de Relações Internacionais do próprio país. Acreditamos com isso que você não passará vergonha ao relacionar-se com paraguaios!

Gostou das dicas? Então, que tal preparar o seu LinkedIn visando cultivar relações com os amigos latinos? Busque mais sobre a nossa consultoria e prepare-se!

Agradecemos muito o tempo que a Rommina nos concedeu e esperamos retornar para Assunção quem sabe para fazer negócios da próxima vez.

Publicado por Germano Ferreira

Editor-chefe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: