Por que você não consegue segurar millenials?

Por que você não consegue parar em um emprego?

Millennials (nascidos entre a década de 1980-90) são constantemente taxados de arrogantes e egocêntricos rigorosamente pela característica de manter curtas relações com empregadores.

Falamos dos jovens entre 20 e 30 anos, porém este artigo também é para você das gerações X e Z, assim como para os empresários. Queremos que todas as gerações comecem a dialogar, a funcionar e com isso deixar o mercado de trabalho mais eficiente.

O difícil alinhamento da atual geração com o antigo modelo do mercado de trabalho!

Neste artigo fenomenal, a Exame destacou um estudo (publicado primeiro na Strategy Business) que desmistifica essa imagem sobre os millenials. O artigo da revista reforça que a vontade é de se manter por mais tempo nos respectivos trabalhos, desde que sejam ofertadas melhores condições. Descubra!

O que mudou na última década?

Os adultos de hoje foram acostumados a ver os seus pais e tios venderem as suas horas por muito pouco.

Ou seja, para eles um bom salário era o suficiente. Entretanto, o ambiente de trabalho tóxico, jornadas cansativas e estressantes e esforço extra não valorizado são características do trabalho do passado que ficaram em escanteio.

Não confunda os parágrafos acima com desvalorização do esforço das gerações passadas. Muito pelo contrário! Que orgulho temos dessa geração que batalhou meio a modelos de negócios abusadores e conseguiram se manter fiéis às empresas.

Acontece que esse modelo de mercado decepcionou milhares de filhos quando muitos desses fiéis trabalhadores ficaram sem empregos. Torraram anos de suas vidas em fidelidade a empresas, muitas vezes trocando a vida pessoal pela profissional, pra no final desses 20/30 anos, serem dispensados.

A classe operária cansou de trocar a vida pessoal por oportunidades e promessas vazias, ambientes de trabalho abusivos, falta de reconhecimento e trabalhos arbitrários.

Essa é a característica atual do mercado e as empresas ainda não se adaptaram a isso.

O trabalho tradicional é o atual trabalho tóxico.

E essa exigência por parte dos funcionários não é apenas da geração Y, mas sim do funcionário atual independentemente da idade.

Quais são as novas exigências dos talentos?

A necessidade salarial até pode ter se mantido, mas em compensação essas são as novas exigências da classe trabalhadora.

1. Flexibilidade

Chega de trocar a vida pessoal pela profissional!

Algumas atividades são essenciais para a nossa saúde mental e física e o trabalho não pode ser prioridade nesse momentos: uma consulta médica; doar sangue; ajudar a um familiar; entre outros afazeres tão essenciais quanto a tarefa profissional que pode ser adiada.

Então o que as empresas podem fazer diferente para os seus futuros talentos? Ofertar jornadas e carga horária alternativas, que se encaixem à rotina do funcionário e ofereça a possibilidade de repor essas horas.

Esse aspecto, inclusive, vai favorecer a produtividade deste colaborador. O profissional com a consciência tranquila se concentra com mais facilidade, o que consequentemente aumenta a satisfação no trabalho.

2. Reconhecimento

Faz tempo que o salário deixou de ser a única motivação para continuar desempenhando um grande trabalho. Essa geração busca oportunidades de liderança, ambientes agradáveis e um modelo de trabalho moderno.

Portanto, busque alinhar a expectativa do funcionário com a política de reconhecimentos da empresa.

Se o funcionário está na empresa também para desenvolver a língua estrangeira preferida, por exemplo, por que não reconhecer o seu esforço ou o seu ótimo desempenho com auxílio em curso de idiomas?

3. Ambiente de trabalho leve

Se sentir confortável dentro da equipe não é responsabilidade do empregado. Por isso, selecione talentos com perfil alinhado ao time e com valores parecidos ao da companhia.

Processo seletivo que contrata apenas talentos e não perfis, tende a causar intrigas no pessoal, causando descontentamento e improdutividade do colaborador após o processo seletivo.

Além disso, é importante viabilizar o trabalho remoto ou adotar modelos híbridos.

Trabalhar em casa ou em ambientes de coworking podem ser maneiras de evitar o conflito de perfis diferentes, porém necessários para o desempenho da equipe. Além de trocar o local, talvez mudanças na decoração para torná-lo mais adequado ao perfil do time seja uma solução.

Para aquele grupo descontraído e informal, por exemplo, é preciso um ambiente que estimule a criação. Portanto, espaços para trabalhar em pé alternados com assentos diferenciados para descansar, com uma decoração mais vibrante ou um ambiente ao ar livre, podem ser movimentos interessantes.

Para equipes mais sérias: um ambiente mais moderno com tonalidade fria, sem exageros e com silêncio, pode agradar mais e comunicar a necessidade de concentração e formalidade.

Entretanto, não tome a modernidade como regra e, em alguns casos, talves a mudança não é necessária. Por isso, analise bem as necessidades e os riscos de qualquer mudança e não deixe de conversar sobre isso com o cliente interno.

Onde você errou com os millenials?

Essa desconfiança com a proposta de trabalho faz com que pessoas apostem em empreender, em ingressar em startups ou tentar a sorte numa multinacional, porque essas empresas já mudaram a sua forma de trabalhar, diferente das tradicionais e ultrapassadas.

Millenials estão decididos a respeitar os seus objetivos e tomam decisões com consciência.

Dito isso, algumas das características citadas acimas não são entregues pela sua empresa? Conseguiu identificar as mudanças do novo mercado? Comenta!

Esperamos que ao falar sobre a nova jornada de trabalho, as novas motivações e os novos ambientes de trabalho, você tenha se sentido empolgado para empregar novidades na experiência de cada talento.

Publicado por Germano Ferreira

Editor-chefe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: