Carreira no e-commerce: já pensou em trabalhar com lojas virtuais?

Já pensou em trabalhar com e-commerce?

Marketing digital, programação, influenciador, analista de e-commerce… O mercado de trabalho mudou!

Nós já utilizamos a tecnologia como meio de consumo há muito tempo e o nosso comportamento tende a adquirir mais e mais produtos que envolvam inovação. Afinal, você certamente é um dos 62% dos brasileiros ativos nas redes sociais e você já comprou algo pela internet.

Apesar de 60% dos consumidores ainda não se sentirem seguros com as compras online, o comércio eletrônico cresceu 47% no primeiro semestre de 2020. Pesquise!

O mundo digital não para de evoluir e isso vem transformando o mercado de trabalho, extinguindo profissões e você precisa estar atento a esse movimento. Por isso, vamos compartilhar dados deste mercado e convidar a considerá-lo como uma oportunidade na carreira.

Trabalhar em e-commerce

Profissionais já estão se adaptando ao novo momento e aprendendo tudo sobre marketing digital, ferramentas de automação de vendas e muito mais.

Você pode escolher, o mercado está cheio de vagas para estas novas profissões e que não encontra profissionais qualificados: analistas de dados, desenvolvedores de sites, gerenciadores de mídias digitais, etc.

Inclusive, uma das profissões que está começando a dar as caras também é o analista de e-commerce. Para falar sobre essa profissão, queremos compartilhar os resultados de uma pesquisa da ComSchool, em parceria com a ADCOMM. Vamos aos resultados?

Principais áreas de contratação no varejo digital

  • Marketing Digital – 58%;
  • Atendimento – 31%;
  • Vendas – 26%; e
  • Redes Sociais – 26%.
Marketing digital passou a ser a bola da vez

Veja que no futuro você irá precisar ao menos entender como as redes sociais funcionam e o que é possível realizar com elas.

Se você quer começar a entender um pouco mais sobre as mudanças tecnológicas, o marketing digital se tornou uma ótima porta de entrada.

Apesar da novidade e da escassez de profissionais, o mercado prefere ser cauteloso e remunerar no nível de outros nichos. A pesquisa revela que 80% dos profissionais ganha entre mil e 5mil reais, nos cargos de analista e assistente.

Onde encontro vagas para e-commerce?

A pesquisa revelou que as empresas de e-commerce utilizam o LinkedIn, o Facebook e empresas de recrutamento em maior grau para contratar os seus candidatos. Por isso, é importantíssimo ficar atento às redes sociais.

Além disso, as empresas estão atrás de profissionais que seguem a atividade diária da empresa.

Pode parecer óbvio que as empresas que precisam de profissionais com conhecimento em social media utilizem elas para divulgação das suas vagas de emprego. Porém, nem todo mundo percebe que os processos seletivos também estão passando por mudanças.

Entregar o currículo via e-mail ou físico na recepção da empresa, pode parecer nem tão efetivo, afinal algumas das empresas nem recepção (e nem espaço de trabalho físico) têm.

Outro dado que a pesquisa revelou, foi que em 25% dos casos as empresas encontraram os candidatos via indicação de amigos. Ou seja, se você quer chamar atenção de algum recrutador de uma loja virtual você deve:

  • Estar presente nas redes sociais, seguir as páginas das empresas de interesse e interagir com colaboradores e tomadores de decisão;
  • Pesquisar vagas nas empresas de recrutamento online, como a Catho; e
  • Cultivar a sua rede de contatos.

Lembrando que, se você estiver precisando de ajuda nesse sentido, a nossa consultoria te ajuda a elaborar estratégias para que você chame a atenção da empresa dos sonhos. Conheça!

Perfil do candidato ideal

Enfim chegamos ao ponto essencial desta pesquisa: que características devo desenvolver para ter chances num processo seletivo de um e-commerce?

As duas qualidades essenciais para a aprovação no processo seletivo são experiência profissional e conhecimentos técnicos. Não dá para fugir disso, não é mesmo? Em todas as áreas ter background conhecimento técnico são essenciais.

Por isso a dica aqui é: comece a desenvolver as suas hard skills por conta própria!

Canal Marketing no LinkedIn | YouTube

Não espere para desenvolver as suas habilidades quando entrar na faculdade, quando conseguir um estágio, quando tiver uma oportunidade… Seja criativo e não deixe para colocar a mão na massa enquanto as oportunidades estão passando.

Dá só uma olhada na lista das 10 hard skills que são necessárias para trabalhar com e-commerce, organizada na ordem da mais importante para a menos importante dentre as dez:

  1. Redação de textos;
  2. Atendimento e SAC;
  3. Planejamento de Mídia;
  4. Técnicas de Vendas;
  5. Analytics;
  6. SEO;
  7. Redes Sociais;
  8. Marketing de Conteúdo;
  9. E-mail marketing; e
  10. Mobile marketing.

A personalidade do candidato também foi analisada na pesquisa. Eis as 10 soft skills que são necessárias para trabalhar com e-commerce, organizada na ordem da mais importante para a menos importante dentre as dez:

  1. Foco nos resultados;
  2. Resolução de problemas;
  3. Espírito de Equipe;
  4. Pró-atividade;
  5. Criatividade;
  6. Organização e planejamento;
  7. Flexibilidade e inovação;
  8. Inteligência emocional;
  9. Visão sistêmica; e
  10. Empreendedorismo.

Preparação para o processo seletivo

Agora que você conheceu as características preferidas pelo mercado, as principais áreas de atuação e onde encontrar as vagas, bora elaborar uma estratégia para entrar no e-commerce? Então entre em contato para saber mais a respeito da nossa consultoria.

O portal marketingnolinkedin.com te ajuda na recolocação, na promoção ou na mudança de carreira, por isso não perca essa oportunidade!

Além disso, aproveite os nossos conteúdos gratuitos sobre carreira e os nossos cursos para que você torne-se um profissional caro.

Detenha-se a pensar sobre o que foi lido aqui e reflita sobre as suas qualidades e sobre o que você precisa aprimorar. Que ações você deve fazer para desenvolver esses pontos de melhoria?

Se você ainda não entendeu que estamos em constante mudança, esperamos mesmo que este artigo tenha criado um alerta para você.

Publicado por Germano Ferreira

Editor-chefe

Um comentário em “Carreira no e-commerce: já pensou em trabalhar com lojas virtuais?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: