SSI do LinkedIn: tudo sobre o Social Selling Index

SSI do LinkedIn: tudo sobre o Social Selling Index

O Social Selling Index (SSI) é o índice do LinkedIn que mede a sua capacidade em vendas sociais!

É utilizando uma estratégia com base nele muitos usuários aumentaram a sua autoridade na rede social. Com isso, foi possível gerar mais oportunidades de negócios e crescer nas suas respectivas carreiras.

Neste artigo você vai conferir todos os detalhes sobre o SSI, desde o conceito, passando por cada um dos componentes do índice até chegarmos a uma estratégia de marketing pessoal utilizando esse dado.

Portanto, desejamos uma boa leitura e aconselhamos salvar este conteúdo nos seus favoritos para consultá-lo como um guia de tempos em tempos.

O que é o SSI?

SSI é uma sigla para Social Selling Index que significa “Índice de Venda Social” na tradução para o português. O LinkedIn consegue medir o seu sucesso em vendas utilizando dados e assim ranquear os usuários mais ativos na rede social.

Para isso, a plataforma se baseia em quatro elementos que formam a nota total do índice de cada profissional:

  1. Estabelecimento da marca profissional;
  2. Busca das pessoas certas;
  3. Interação que oferece insights; e
  4. Construção de relacionamentos.

Ou seja, é a sua atividade no LinkedIn que irá formar o seu número.

Conforme podemos ver no gráfico abaixo, tirado do teste gratuito de score de um usuário da rede, o algoritmo calcula o seu desempenho em cada componente e os soma para chegar no resultado final.

Gráficos do Social Selling Index no Sales Navigator

Além disso, o teste compara a sua nota com a média do seu setor e com a média do SSI das pessoas na sua rede. Dessa forma, você possui uma informação poderosa para saber a sua performance utilizando a plataforma.

É importante ressaltar também que o SSI é a primeira etapa no funil de vendas do LinkedIn, para conseguir mais assinaturas do Sales Navigator:

Canal do YouTube Marketing no LinkedIn | LinkedIn Sales Navigator: o que é, como funciona e porque usar!

Ficou curioso para saber a sua nota? Então segue na leitura para descobrir a nota do seu Social Selling Index gratuitamente.

Como ver o SSI?

Para ver o seu SSI é fácil, afinal você pode simplesmente clicar neste link aqui.

Ou então, caso você queira realizar o processo completo, preparamos um passo a passo que te ajudará a saber o seu índice de vendas sociais:

  1. Pesquise por “Social Selling Index” no Google;
  2. Acesse o primeiro link da busca; e
  3. Clique no botão “Get your score free“.
Página para descobrir o seu SSI

A partir daí o Sales Navigator do LinkedIn irá te entregar as seguintes informações:

  • Classificação do SSI no seu setor;
  • Classificação do SSI na sua rede;
  • O seu Social Selling Index atual;
  • O seu desempenho em cada um dos quatro componentes do SSI;
  • A média do SSI das pessoas do seu setor;
  • A média do SSI das pessoas da sua rede; e
  • E o seu desempenho no ranking da rede e do setor na última semana.

Qual o resultado do seu índice? Conta pra gente nos comentários!

Qual a importância do SSI?

Ter um alto SSI significa que você possui um ótimo marketing pessoal e uma atividade favorável no LinkedIn. Isto é, você possui mais chances de atrair mais oportunidades de negócios, mais promoções na sua carreira ou uma recolocação no mercado de trabalho.

De acordo com a própria empresa, líderes em vendas sociais…

  • Criam 45% mais oportunidades do que seus pares com SSI mais baixo;
  • Têm 51% mais chances de atingir a meta de vendas; e
  • Vendem mais do que os colegas que não usam a mídia social.

“A venda social está eliminando o componente de entonação das vendas. Você está criando conversas sobre seus produtos e serviços que podem produzir organicamente conversas de vendas.”

Paul Sowada, SSI 89

Porém, cuidado para não cair na armadilha da vaidade e adotar o SSI como uma métrica narcisista. Muitos usuários exibem o seu número como uma afirmação da autoridade quando na verdade deveriam estar gerando mais negócios e criando estratégias com base nessas informações.

Os dados do Sales Navigator são essenciais para você identificar onde poderia melhorar e o que continuar fazendo corretamente para obter melhores resultados.

Portanto é essencial questionar-se e entender, primeiramente, qual o seu principal objetivo no LinkedIn? É recolocação, promoção, autoridade, relacionamento, geração de leads ou vendas?

Com o objetivo em mente agora podemos ir a fundo em cada um dos componentes. Assim sendo, veja como melhorar a sua capacidade de vendas sociais na maior rede social corporativa do mundo.

Como melhorar o SSI?

Para melhorar a sua nota no SSI precisamos olhar com carinho aos seus quatro componentes. Afinal, ao descobrir o seu desempenho em cada ponto do índice você entende as suas forças e fraquezas no LinkedIn.

Os próprios gráficos do teste gratuito, que realizamos no início deste artigo, servem como um ponto de partida.

Vamos usar um caso fictício? Digamos que o componente com a menor taxa no seu gráfico seja a “construção de relacionamentos”. Você irá analisar a sua atividade na rede social e montar um plano de ação para elevar esse aspecto em específico.

Da mesma forma, suponhamos que a sua fortaleza seja a “interação com insights” o seu plano de ação deve prever uma atuação constante. Com isso, você mantem alta a nota desse componente e até mesmo utiliza-o para conseguir mais oportunidades na rede.

Além disso, o próprio LinkedIn fornece documentos que te auxiliarão a desenvolver um plano de ação. A seguir nós veremos cada um desses documentos e como utilizá-los da melhor maneira.

Importante: precisamos destacar que o SSI não é utilizado em critérios de busca na rede social e nem favorece usuários em processos seletivos. Ter uma nota mais alta não significa vantagens nesse ambiente!

Estabelecendo a marca profissional no LinkedIn

Canal do YouTube Marketing no LinkedIn | SSI – Estabeleça a sua marca profissional com o LinkedIn

Segundo o LinkedIn, os representantes de venda com alto SSI conseguem 35% mais visitas dos que não o fazem. Além disso, é mais provável que 81% dos compradores interajam com uma forte marca profissional.

Seja você um tomador de decisão ou um liderado, estabelecer a sua marca profissional aumenta a sua autoridade no mercado.

Portanto, o primeiro componente do Social Selling Index tem a ver com a sua visibilidade e com o seu marketing pessoal.

Conforme o documento a seguir, desenvolvido pela própria dona do sistema, para aumentar este item é preciso:

  • Completar o seu perfil no LinkedIn focando no cliente;
  • Publicar conteúdo destacando você como um líder pensador;
  • Interagir com o conteúdo do seu network; e
  • Gerar recomendações de clientes e colegas de trabalho.

Buscando as pessoas certas

Por que é importante encontrar as pessoas certas? Porque o engajamento no LinkedIn aumenta, além da possibilidade de trazer mais leads e mais visitantes ao seu perfil.

Para aumentar o seu SSI aqui é importante que você:

  • Utilize as ferramentas de busca da rede social e zere a busca por tomadores de decisão;
  • Aproveite-se de introduções calorosas para expandir o seu network;
  • Pesquise por prospects em potencial; e
  • Tire vantagem dos dados dos visitantes do seu perfil.

Interagindo com insights

Canal do YouTube Marketing no LinkedIn | SSI – Interaja oferecendo insights no LinkedIn

Ainda de acordo com a empresa, aproximadamente 64% dos compradores B2B reportam que apreciam prestar atenção em usuários da rede que fornecem conhecimento e insights sobre os seus negócios.

Ou seja, ter conteúdo nas mangas e apresentá-lo para criar conversas interessantes no LinkedIn, além de aumentar o seu SSI, favorece na atração de mais oportunidades.

Além disso, representantes que excedem a cota de SSI conseguem 74% mais engajamento nas suas publicações do que aqueles que não possuem um alto SSI!

Confira o que fazer para aumentar o seu índice, nesse aspecto:

  • Compartilhe materiais relevantes;
  • Se mantenha constante nas sua estratégia de conteúdo;
  • Ofereça engajamento em discussões em que estão as suas conexões; e
  • Aborde membros do LinkedIn com informações relevantes.

Construíndo relacionamentos

Canal do YouTube Marketing no LinkedIn | SSI – Construa relacionamentos no LinkedIn

Por fim, o último componente do SSI fala sobre a importância de você construir relacionamentos no LinkedIn. Afinal, 73% dos compradores B2B preferem vendedores que tenham sido indicados por alguém que eles conhecem.

E outro dado para você buscar uma sólida rede de contatos: 87% dos compradores B2B dizem que teriam uma impressão mais favorável do vendedor se ele fosse apresentado por alguém da sua rede profissional.

Veja a importância das indicações acontecendo no formato de dados apresentados pela pesquisa! Portanto, conecte-se com os seus contatos, principalmente com tomadores de decisão, e não se esqueça dos seus colegas de trabalho.

A dica de expert aqui é nutrir essa rede de contatos no decorrer do tempo para não tirar a sua marca pessoal e profissional da cabeça da sua rede de contatos.

Consultoria de LinkedIn

Depois de ver todas essas dicas na teoria, chegou a hora de colocar em prática um plano de ação para buscar o seu principal objetivo com o LinkedIn.

A consultoria do portal marketingnolinkedin.com vai te ajudar a colocar a mão na massa e fazer com que você tire esse plano do papel!

Ao esmiuçarmos os detalhes de cada um dos componentes por trás do número, conseguimos propor um conteúdo avançado sobre o assunto e informações relevantes para você usar na sua jornada. Logo, utilize esse material com sabedoria!

Esperamos que você tenha entendido as vantagens de possuir um alto SSI e como utilizar essa métrica na prática, fugindo do olhar narcisista do índice.

Se atendemos as suas expectativas então compartilhe este conteúdo com a sua rede e não se esqueça de interagir com a nossa company page por lá.

Publicado por Germano Ferreira

Editor-chefe

2 comentários em “SSI do LinkedIn: tudo sobre o Social Selling Index

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: