SEO no LinkedIn para atrair candidatos ou recrutadores

seo para linkedin

O algoritmo do LinkedIn funciona de uma maneira parecida com os mecanismos de SEO das plataformas digitais para tornar o sistema de busca eficiente.

E como você já deve saber, a escolha e a distribuição das palavras-chave são cruciais para que os buscadores encontrem o seu conteúdo.

Ou seja, da mesma forma que o Google mostra os melhores conteúdos orgânicos, o LinkedIn mostra os perfis e as vagas com as palavras-chave mais bem otimizadas.

Essa é uma maneira simples de dizer que o seu perfil deve considerar a dinâmica de busca da rede social. Como você distribui as palavras-chave no seu perfil?

No artigo de hoje vamos mostrar como escolher as palavras-chave e distribuí-las no seu perfil. Confira!

Por que devo saber sobre SEO no LinkedIn?

Antes de olharmos para as técnicas de SEO para LinkedIn, é importante compartilhar contigo os benefícios de aplicá-las, afinal o portal marketingnolinkedin.com quer que você usufrua dessas vantagens.

Recrutadores conseguirão mais candidatos às suas vagas de emprego. O que aumenta a qualidade do processo seletivo por si só, assim como as chances de reforçar o time com bons talentos.

Enquanto outros profissionais e empreendedores poderão atrair mais gestores, headhunters e oportunidades de negócio para o seu perfil no LinkedIn.

Para descobrirmos quais são essas técnicas, siga na leitura e veja como usar SEO na maior rede social corporativa do mundo!

SEO para atrair mais candidatos

Nós fizemos uma pequena simulação para mostrar como funciona o ranqueamento de vagas de emprego no LinkedIn.

Pegamos como exemplo uma vaga para Coordenador de Marketing na Solides:

Vaga de emprego na Solides

No caso dessa vaga, é muito provável que ela tenha sido bem ranqueada por utilizar:

  • Um número razoável de palavras-chave relacionadas a marketing de conteúdo;
  • O termo “marketing” duas vezes no título da vaga de emprego; e
  • A palavra-chave e variações de “marketing” dentro do setor e das funções de trabalho.

Além disso, o time de recursos humanos da Solides utilizou um tamanho de texto que dava a possibilidade de abusar de palavras-chave: foram 767 palavras para descrever a vaga.

No conteúdo da oportunidade os recrutadores descreveram a empresa, apontaram os desafios e todos os seus benefícios.

Numa comparação rápida com vagas promovidas por outras empresas, esse número de termos ultrapassa em mais de 500%, uma vez que encontramos descrições entre 100 e 200 termos.

Isso sem contar o grande histórico de esforço para dar autoridade a marca, o alto nível de buscas por vagas nesse nível e a compatibilidade com os interesses do usuário que realizou a busca.

São muitos os fatores, porém o principal ensinamento aqui é que promover uma vaga de emprego no Linkedin certamente irá catapultar o número de visualizações e aplicações.

Promover uma vaga no LinkedIn realmente vale à pena?

Nós fizemos o teste gratuito de anúncio de uma vaga de emprego na rede social por três dias e os resultados foram impressionantes:

  • O mesmo número de cliques que um anúncio orgânico conseguiu em um mês;
  • Taxa de cliques com cinco pontos percentuais a mais que o anúncio orgânico; e
  • Uma conversão a mais.

Com esses números em mãos, o profissional de RH precisa fazer as contas para saber se vale à pena ou não. Ou seja, coloque no outro lado da balança o tamanho do investimento e qual é o budget disponível para determinado processo seletivo.

A certeza que temos é que para preenchimento de banco de talentos no longo prazo, o investimento não é favorável.

SEO para atrair recrutadores

Vamos olhar para o ponto de vista do profissional buscando a vaga dos sonhos ou uma recolocação no mercado de trabalho?

Primeiramente, tenha em mente que palavra-chave é o principal elemento de uma pesquisa e não poderia ser diferente no LinkedIn. O algoritmo da rede social filtra os melhores currículos lendo e analisando o posicionamento desses termos de busca em cada usuário.

Se você quer ser encontrado é interessante que você siga as dicas do vídeo a seguir para entender como começar a atrair recrutadores, gestores e oportunidades de negócio.

Canal Marketing no LinkedIn | SEO no LinkedIn: as palavras-chave do seu currículo

Com isso, nós percebemos que as principais dicas que podemos dar a profissionais que querem atrair visitas ao seu perfil é:

  • Identificar qual o grupo das palavras-chave você deve utilizar;
  • Não inventar moda no seu título profissional;
  • Adotar um padrão na nomeação dos seus cargos anteriores;
  • Utilizar variações dos principais termos de busca dentro da descrição das suas experiências profissionais e no seu resumo dentro da seção “Sobre”;
  • Certificar-se, adquirir as hard skills necessárias e apresentar tais conhecimentos no seu currículo; e
  • Monitorar as visitas e os dados de busca do próprio LinkedIn.

Por fim, esperamos que você continue buscando mais informações para se especializar nessa rede social. Afinal, ela pode te ajudar a alcançar os seus maiores objetivos profissionais!

Por isso, siga acompanhando as dicas e notícias do nosso blog. Inclusive, não deixe de interagir com este post ou tirar as suas dúvidas nos comentários, pois vamos adorar produzir conteúdo sobre o assunto.

Depois de saber como funcionam os mecanismos de busca do LinkedIn, entender como aplicar técnicas de SEO por lá e descobrir os nosso experimentos, agora você já pode atrair mais tomadores de decisão ao seu currículo ou candidatos ao seu processo seletivo!

Publicado por Germano Ferreira

Editor-chefe

5 comentários em “SEO no LinkedIn para atrair candidatos ou recrutadores

  1. Enquanto eu lia o blog e assistia o vídeo, editei vária vezes meu LikedIn. O conteúdo é de fácil entendimento e dá um impulso para que a gente procure mesmo melhorar nosso perfil. Depois da primeira edição já senti a diferença, dá super certo usar as palavras- chave.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: