Como atrair recrutadores para o meu perfil no LinkedIn?

Como atrair recrutadores para o meu LinkedIn

Você sabia que mais de 90% dos recrutadores estão usando o LinkedIn, para encontrar candidatos – o que reforça o valor da rede, seja para quem está buscando emprego ou para quem esteja buscando o talento ideal.

Então, para se destacar, primeiramente, você deve absorver conhecimentos de como fazer um bom currículo e dar atenção ao seu perfil no LinkedIn. Assim ele será a primeira impressão que o recrutador terá de você.

Saber usar essa rede social ao seu favor pode atrair muitas pessoas para visitar seu perfil, possibilitando novas conexões, e com isso, oportunidades vão surgir.

Para que possa entender melhor como atrair recrutadores ao seu currículo, daremos 8 dicas para que você se destaque na multidão. Vamos pensar como se cada dica atribuísse pontos positivos a serem considerados pelo recrutador no momento de analisar seu perfil profissional.

7 dicas para atrair recrutadores

Atrair visibilidade para seu perfil é o primeiro passo para que os recrutadores notem você. Lembre- se que seu perfil será seu currículo. Portanto é essencial pensar na foto de perfil, colocar sua localização, os cursos que tenha feito e etc. Confira!

Dica 1: Foto de perfil

No perfil do LinkedIn o ideal é que sua imagem profissional esteja muito bem representada. É importante que você pense na expressão, composição e figurino. Escolha fotos com os fundos limpos ou com a parede branca, porque isso garante que o foco fique somente em você.

Recomendamos uma ferramenta digital gratuita que analisa as suas fotos e dá uma nota de desempenho. Com o Snappr e você pode testar as suas opções e então escolher a melhor para o seu perfil profissional. Sorria!

Dica 2: Palavras-chave

Essa dica é de ouro! Durante a busca para encontrar o perfil que se encaixe na vaga, o recrutador vai pesquisar por palavras-chave. Então, garanta que o seu perfil tenha termos relacionados a sua área.

Canal Marketing no LinkedIn | SEO no LinkedIn: as palavras-chave do seu currículo

Dica 3: Em busca de recolocação

Dizer aos recrutadores e a sua rede que você está procurando ativamente por trabalho é bem eficaz. Procure, portanto, produzir conteúdo, enviar mensagens e espalhar aos quatro ventos que você está em busca de recolocação.

No LinkedIn podemos colocar a tag “Open to work” em nossa foto de perfil, indicando que estamos abertos para receber propostas de trabalho. O selo é gratuito e pode te ajudar a conseguir emprego rapidamente.

Dica 4: Como preencher o sobre do LinkedIn

Na hora de preencher o Sobre do LinkedIn use da objetividade, da criatividade e do foco em seus pontos fortes. Esse é um ótimo espaço para se apresentar, falar de suas competências e habilidades que considere seu forte.

Mostre o que tem a oferecer e a que veio! Porém, cuidado: não prolongue o seu texto. Opte sempre pela objetividade e informações que chame a atenção do recrutador de forma positiva.

Dica 5: Experiências

Além de nomes de empresas e cargos, coloque os principais ponto de entrega nesses locais de trabalho, citando resultados ou experiências. O recrutador vai perguntar sobre seu histórico local, e ao demostrar que você contribuiu para o crescimento da empresa, você ganha pontos positivos no processo seletivo.

Dica 6: Cursos e capacitações

Cursos, certificados de outras línguas e trabalhos voluntários, contam pontos. Acrescente tudo que você fizer relacionado ao seu objetivo profissional.

Por exemplo, você está buscando mudar de carreira e ingressar na área comercial. Então, você deve estar estudando para isso e demonstrando esses estudos na sua rede social.

Além disso, mostre que você se dedica e que procura estar atualizado sempre.

E, finalmente, quando falamos sobre idiomas estrangeiros, é preciso manter a sinceridade sobre o nível da sua habilidade (básico, intermediário e avançado). Fuja da tentação desesperada de mentir no seu currículo!

Dica 7: Crie conteúdo

Coloque no seu feed demonstrações do seu trabalho, imagens, fotos, vídeos, etc.

Além de mostrar o que você sabe fazer, essa ação também vai promover o que chamamos de networking. Suas conexões podem interagir com o seu conteúdo, e assim ele poderá chegar até os recrutadores.

Dica bônus

Esse é um dos vídeos do nosso canal que traz pequenos hacks interessantes que você pode utilizar para atrair mais recrutadores ao seu LinkedIn. Saiba mais:

Canal Marketing no LinkedIn | Atraia o RH para o seu LinkedIn com pequenos hacks 📣 🤔 – Parte 2

Esperamos que você coloque em prática essas 7 dicas sobre como atrair recrutadores no LinkedIn. Vamos relembrar cada uma delas?

  1. Foto do perfil;
  2. Palavras-chave;
  3. Em busca de recolocação;
  4. Como preencher o sobre do LinkedIn;
  5. Experiências;
  6. Cursos e capacitações; e
  7. Produção de conteúdo.

Construir um bom perfil profissional pode parecer algo complicado de fazer. Mas, seguindo essas dicas, agregando esses pontos ao seu LinkedIn, você vai perceber o quanto vale a pena investir tempo e dar atenção a essa rede social quando as oportunidades começarem a surgir.

Falando rede social, siga a nossa company page para mais dicas valiosas como essas. Acesse aqui.

Por fim, nós aprofundamos o assunto na primeira temporada do nosso podcast. Você já ouviu? Entrevistamos cinco recrutadores para descobrir como atrair profissionais do RH ao seu perfil e as dicas são riquíssimas. Não perca!

Publicado por Andressa Souza

Cursando o 7º semestre de Jornalismo na UNIFRAN Estagiária de Produção de Conteúdo no marketingnolinkedin.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: