Esqueça o Photoshop! Conheça 10 ferramentas gratuitas de design para não-designers

Ferramentas de design gratuitas para não-designers

As ferramentas de edição de imagens estão cada vez mais acessíveis, práticas e avançadas. E esse movimento já está substituindo algumas habilidades básicas de designers e funcionalidades de softwares, como o Photoshop.

Com isso, são os outros profissionais de marketing que ganham espaço e cada vez mais independência para colocar as suas campanhas no ar. Nessa mudança toda, como fica o designer com o seu superpoder de criação?

Além das dicas de ferramentas gratuitas para profissionais de marketing, vamos tentar entender o novo cenário que o designer precisa encarar. Confira como se adaptar a essas transformações do marketing digital!

O designer está perdendo espaço no marketing digital?

Hoje você não precisa de grandes habilidades para criar uma landing page, um pop-up, um banner para WhatsApp, campanhas para as redes sociais ou até mesmo para criar um site.

A qualidade das imagens caiu? Caiu! Um bom exemplo está nessa arte para o Instagram do No Limite (provavelmente criada pelo estagiário da Globo):

Post de divulgação do reality No Limite, exibido pela Globo.
Arte Oficial de No Limite

Quem resolveu remodelar o post foi o designer João Henrique Pucharelli Matos. Dá só uma olhada o que o toque de um profissional pode fazer:

Post de No Limite redesenhado por um designer profissional.
Post de No Limite redesenhado por um profissional

A publicação completa do designer você pode conferir aqui.

Ou seja, não há dúvidas que o olhar e a habilidade de um designer são insubstituíveis. A qualidade das imagens, as montagens, os detalhes e a criatividade impressa no trabalho não têm preço!

E mais: investimento em design pode fazer você aumentar as vendas. Afinal, a sua comunicação ganha uma personalidade, seja ela moderninha ou conservadora, além de receber um traço profissional e sério.

Porém, empreendedores precisaram cortar custos e profissionais de marketing precisaram se tornar multitarefas. Uma vez que o marketing digital ganhou agilidade, autenticidade e gerou competitividade.

Vamos ver alguns exemplos em que contratar um designer pode ser muito caro?

  • Instagram: faça testes no seu Instagram e descubra qual publicação trará mais engajamento… Se a produzida por um designer ou se uma foto tirada meio sem jeito;
  • LinkedIn: experimente publicar conteúdo sem imagens e analise os resultados de uma campanha apenas com texto sem recurso visual;
  • Google Ads: às vezes nós só queremos liberar a campanha o quanto antes. Além disso, a ferramenta do Google produz as artes automaticamente, de acordo com o seu próprio algoritmo e encaixa as peças do quebra-cabeças conforme o tipo da campanha (Search ou Display) pensando em atingir o seu objetivo; etc.

Entretanto, há caminhos que os designers podem percorrer e não dependerem de criação de posts para as redes sociais, como:

  • Web Design;
  • UI/UX Design;
  • Consultoria;
  • Suporte para edição de vídeos;
  • Campanhas offline;
  • Identidade da marca;
  • Criação de landing pages;
  • Diagramação de materiais ricos; etc.

Além disso, é importante que esse profissional passe a pensar em design de forma estratégica para o negócio do cliente. Pergunte-se: quais testes de design podemos fazer para aumentar o engajamento nas redes ou as conversões dos formulários?

Portanto, o único designer que está perdendo espaço é aquele que não segue se desenvolvendo e aprendendo novas habilidades. Inove-se!

10 ferramentas gratuitas de design

Sem mais delongas, chegou a hora de olharmos do ponto de vista do publicitário multitarefas.

Quer se tornar um marqueteiro completo e não depender sempre de um designer? Então conheça as seguintes ferramentas e destaque-se no marketing digital.

iLoveIMG

O iLoveIMG é 10 em 1 e substitui várias funções básicas que não precisamos mais passar para a fila da criação. Com essa ferramenta você consegue:

  • Comprimir imagens;
  • Redimensionar imagens;
  • Cortar imagens;
  • Converter os seus arquivos para o formato .jpg;
  • Converter os seus arquivos em .jpg para outros formatos;
  • Editar fotos;
  • Adicionar uma marca d’agua a sua imagem;
  • Gerar memes;
  • Rodar imagem; e
  • Converter HTML em JPG.

E você faz tudo isso apenas abrindo uma aba do seu navegador. Isto é, se o sistema operacional da sua máquina estiver atrasando a sua rotina, dependa exclusivamente da velocidade da sua internet e do seu navegador.

topster.pt

Essa ferramenta com nome de origem hétero top, é bastante ´´útil para quem quer arredondar a borda das suas fotos. Foi ela que nos ajudou, por exemplo, a entregar os avatares das thumbnails dos nossos episódios de podcast.

Capa de episódio do podcast Marketing no LinkedIn: Como faço para a Morgana Paulino me encontrar no LinkedIn?
Podcast Marketing no LinkedIn | Como faço para a Morgana Paulino me encontrar no LinkedIn?

Canva

Por falar em capa dos episódios do podcast Marketing no LinkedIn, não podemos deixar de mencionar o Canva. Afinal, todas as nossas montagens são executadas através dessa ferramenta… talvez a mais completa e acessível do mercado.

Com ela os empreendedor individual ou o departamento de marketing de uma pessoa só pode entregar montagens simples, porém suficientes.

Você pode partir de vários tamanhos, adotar templates, inserir elementos e outras funcionalidades que tem no Photoshop ou no Illustrator. Tudo isso entendido numa curva de aprendizado mais curta e com maior usabilidade.

remove.bg

O site remove.bg resolveu a vida de quem quer criar imagens com fundo transparente. Ela é extremamente útil para quem quer aplicar elementos diferentes nas suas montagens.

Uma forma de utilizarmos ela aqui no portal marketingnolinkedin.com, é de adicionar a foto do nosso editor-chefe às thumbs do nosso canal no YouTube, além da nossa logo sem fundo.

Dá uma olhada:

Thumb do vídeo "Dica de carreira! Devo oferecer trabalho de graça? 🤔😵"
Thumb do vídeo “Dica de carreira! Devo oferecer trabalho de graça? 🤔😵” | Canal Marketing no LinkedIn

tickcounter.com

Outro instrumento de trabalho gratuito para os profissionais do marketing – aqui podemos incluir designers também, por que não? – é Countdown Timer, do site tickcounter.com.

Manjando um pouquinho de html, você conseguirá incluir uma contagem regressiva na sua página ou banner. Ótimo para gerar o sentimento de urgência no seu público, o que faz-se necessário em campanhas de publicidade.

DIY Book Design

Mockup de Ebook 3D | DIY Book Design

Está produzindo um material rico e quer inserir uma imagem de divulgação nas redes? Essa ferramenta é incrivelmente prática e gratuita!

Utilize o DIY Book Design e dê um formato 3D ao seu ebook.

Smartmockups

Na mesma pegada da dica anterior, temos a Smartmockups para mockups em notebooks. Extremamente conveniente para quem está buscando um ambiente digital, inserir a página inicial do seu site ou a carinha do seu produto.

WordPress.com

Esse mesmo website em que você está foi criado usando o WordPress.com, sem a ajuda de um designer. Bom, se nota que não teve designer por traz dele, certo?

No entanto, ele se tornou uma ótima plataforma de conversão e concentra todos os nossos canais de conteúdo. Além disso, o site nos entrega usabilidade suficiente para rodar a operação de marketing digital.

A grande vantagem desse produto é a edição das páginas online em bloco. Com isso, você consegue adicionar widgets, plugins e outras funções que não demandam conhecimento em programação.

Outras opções parecidas seriam o WIX, o Squarespace e a Hostgator.

Elementor Website Builder

Simplesmente o melhor plugin do WordPress, afinal são mais de 40 widgets gratuitos. Com ele você amplia as possibilidades de design para deixar os eu site mais completo.

Além disso, as opções para deixar os seus formulários mais atrativos pode aumentar a sua capacidade de geração de leads. Veja ele em funcionamento:

Elementor Website Builder For WordPress – Build Stunning Websites Free & Easy

RD Station Marketing

Por fim, chegamos as ferramentas de automação de marketing, como o RD Station Marketing.

Dentre as suas várias funcionalidades está a fácil aplicação de ferramentas de marketing digital, como landing pages, pop-ups e campanhas de e-mail marketing. É ela que nós usamos para deixar os nossos e-mails visualmente aceitáveis e realizar testes A/B em páginas online, por exemplo.

A sua usabilidade simples faz com que entreguemos ótimas campanhas em um prazo muito menor, como a landing page criada para oferecer a nossa consultoria:

Página de captura para consultoria criada com o RDSM | marketingnolinkedin.com
Página de captura para consultoria criada com o RDSM | marketingnolinkedin.com

Outras opções que você também pode explorar e que entregam mais ou menos a mesma quantidade de funcionalidades, são a Hubspot, a Bulldesk e a Dinamize.

Invista em design

Independentemente da sua realidade, você precisa investir recursos em design. Afinal, a sua marca se comunica melhor com o público, passa mais credibilidade e traz mais clientes com um visual melhor trabalhado.

Para concluir, vamos relembrar cada uma das 10 dicas de ferramentas gratuitas de design para quem não é designer?

  1. iLoveIMG;
  2. topster.pt;
  3. Canva;
  4. remove.br;
  5. tickcounter.com;
  6. DIY Book Design;
  7. Smartmockups;
  8. WordPress.com;
  9. Elementor Website Builder; e
  10. RD Station Marketing.

Com isso, acreditamos que você conseguirá aplicar uma gama de estratégias de marketing digital e colocar posts, páginas e materiais rico para rodar sem problemas!

Lembrou de mais alguma? Então, deixe a sua dica nos comentários para complementar ainda mais a conversa.

Publicado por Germano Ferreira

Editor-chefe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: